Um Plácido Domingo II



Um Plácido Domingo é uma peça para ser composta pelos sentidos de quem se passeia pelo Jardim. Ouça, olhe, ande, pare, procure. Ande, ouça, olhe, procure, pare. Olhe, ouça, procure, pare, ande. Pare, ouça, olhe, procure, ande. 
Os diálogos performativos de Um Plácido Domingo podem acontecer em resposta a apelos do público, em especial dos bebés, durante momentos de deambulação e interacção informal. Ocorrem também em resposta a chamamentos programados por parte dos artistas intervenientes. Esses momentos têm características mais ou menos estruturadas e ocorrem nos espaços assinalados no mapa. 
Pomar dos Gamelões - Espécie sonora milenar, o Gamelão é um instrumento musical colectivo originário de Java que tem fertilizado outras culturas sonoras. O exemplar aqui presente é constituído por centenas de peças de porcelana, fainça, grês, vidro e cristal. Algumas possuem frequências básicas muito marcantes e soam como as notas de alguns instrumentos musicais convencionais. Outras apresentam conjuntos complexos de frequências e soam como sinos ou instrumentos electrónicos. No Pomar dos Gamelões existe um núcleo de peças que se distinguem pelas suas cores vivas. As crianças podem utilizá-las livremente e aí criar os seus frutos sonoros. 
Campo das Flores Sonívoras - Espécies sintéticas desenvolvidas com tecnologia open-source nos laboratórios Opus Tutti por investigadores trans-etários creditados por várias agências de avaliação. As Flores Sonívoras, também denominadas de Tubalões, englobam várias espécies que têm em comum o facto de possuirem uma membrana de látex posta a vibrar pelo ar. Contrariamente ao comum das plantas, as Flores Sonívoras alimentam-se de vento e produzem som. Conforme a sua dieta, podem vibrar como sirenes ou emitir bordões e glissandos. 
Trilho do Rumor das Canas - Espécie simples que aguarda apenas a atenção de quem passa, o bambu deixa-se colher por quem o acolhe. Evoca a flauta de Pã quando a boca segreda o rumor dos passos. Finge a marimba ou a chuva na caleira quando as mãos o cortam e batem no chão. É o que é quando o vento sopra nas canas. 
Mata das Casas de Pássaros - Associação complexa de elementos de fauna e flora, as Casas de Pássaros são frequentemente confundidas com árvores. Som-biontes que se vêem com ouvidos abertos. Tente avescutar o pássaro de água, o melro de berna, o coucoo-sapiens. Distinga as suas trocas de som. Intrometa-se. 
Paúl dos Tambores Cantantes - Um conjunto de espécies muito diversas, que incluem elementos de pele, madeira, bronze ou aço. Os Tambores Cantantes estabelecem um contínuo entre a voz e a percussão. O corpo é a casa da voz. A voz é a casa da alma. “Faço uma casa feita de nada, faço uma casa, casa feita de mim.”



A Placid Sunday II A Placid Sunday is a work to be pieced together by the senses of those who walk through the Garden. Listen, look, walk, stop, search. Walk, listen, look, search, stop. Look, listen, search, stop, walk. Stop, listen, look, search, walk. 

The performance dialogues of A Placid Sunday can come about as a response to public requests, especially from the babies, during moments when walking and informal interaction occurs. They can also come about in response to programmed calls on behalf of the participating artists. These moments are characterized by being more or less structured and occur in places which are marked on the map.
The Orchard of Gamelans – An ancient type of sound, the Gamelan is a collective musical instrument originating in Java that has fertilized other sound cultures. The example which is present here is constructed of hundreds of pieces of porcelain, earthenware, stoneware, glass and crystal. Some have very marked base frequencies and sound like the notes of some conventional musical instruments. Others resonate complex sets of frequencies and sound like bells or electronic instruments. In the Orchard of the Gamelans there exists a nucleus of pieces which are distinguished by their bright colours. The children can use them freely and create there their own audible fruit.
The Field of Sonorous Flowers – Synthetic species that are developed with open-source technology in the laboratories of Opus Tutti by researchers across different age groups recognized by various evaluation agencies. The Sonorous Flowers, also known as Tubalões (a contraction of ‘tuba’ and ‘baloons’), cover various species that all share a latex membrane which vibrates with air. Contrary to the common-or-garden plants, the Sonorous Flowers are fed by wind and produce sound. Depending on their diet, they can vibrate like sirens or emit bourdons and glissandos.
Path of the Cacophonous Canes – A simple species that awaits the attention of those that pass by; the bamboo can be picked up by those who wish to. It evokes Pan’s flute when the mouth whispers the sound of the canes. It feigns the marimba or the rain in the gutter when the hands stop the sound and it is hit on the ground. It is what it is like when the wind blows in the canes.
The Forest of the Bird Houses – A complex association of the elements of fauna and flora, the Bird Houses are frequently confused with trees. Sound-biota that can be seen with open ears. Try to listen to the water bird, the waterside blackbird, the cuckoo-sapiens. Distinguish their changes in sound. Get in among them.


Mire of the Singing Drums – A set of very diverse species, which include elements of leather, wood, bronze or steel. The Singing Drums provide continuity between the voice and the percussion. The body is the home of the voice. The voice is the home of the soul. “I make a home out of nothing, I make a home, a home is made from me.”